quinta-feira, 16 de abril de 2015

TOP 4 DE MATÉRIAS QUE NÃO EXISTEM MAIS !!!

TOP 4 DE MATÉRIAS ESCOLARES QUE NÃO EXISTEM MAIS !!!

Educação Moral e Cívica ( EMC ) : Anos atrás, tinhamos no currículo escolar a disciplina de '' Educação Moral e Cívica ''. A aula trabalhava com questões relativas a sociedade. Naquela época , a Lei 869 de 12 de setembro de 1969, estabeleceu, em caráter obrigatório, como disciplina e, também, como prática educativa, a “Educação Moral e Cívica” em todos os sistemas de ensino no Brasil. A disciplina tinha muitas finalidades, dentre elas o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana, o aprimoramento do caráter, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade e o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando o bem comum. Mas, os anos passaram e a disciplina foi extinta de maneira equivocada do currículo escolar.

Fonte: http://www.mundojovem.com.br/artigos/educacao-moral-e-civica-no-curriculo-escolar


O . S . P . B ( Organização Social e Política do Brasil ) : era uma disciplina do ensino básico no Brasil, entre 1962 e 1993 O ensino de OSPB foi proposto por Anísio Teixeira, durante o governo de João Goulart, na Indicação Nº 1 do Conselho Federal de Educação, de 24 de abril de 1962. Conforme o conselheiro Newton Sucupira, o seu estudo deveria servir para apresentar aos jovens estudantes as instituições da sociedade brasileira e a organização do Estado, a Constituição, os processos democráticos, os direitos políticos e deveres do cidadão. Seus modelos eram a "Instrução Cívica" francesa e a "American Government" americana.Após o golpe militar de 1964, as sucessivas reformas da educação, com a criação da disciplina Educação Moral e Cívica (EMC) chegou a extinguir as disciplinas de Sociologia e Filosofia, reunindo parte do seu conteúdo sob a OSPB. As duas matérias foram tornadas obrigatórias pelo Decreto-Lei 869, de 1969, e extintas pela Lei 8.363,       de 1993.Em 2013, o deputado Valtenir Pereira apresentou um projeto de lei para reinstituir o ensino de EMC e OSPB.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_Social_e_Pol%C3%ADtica_do_Brasil

 Estudos Sociais : Os Estudos Sociais para os pequenos ajudam-nos a crescer socialmente, a se localizarem em seus espaços geográficos e no tempo cronológico, dentro do processo evolutivo da humanidade. Por meio dos Estudos Sociais, a criança consegue perceber-se como um ser social.
O educador deve escolher metodologias adequadas à idade e os conceitos devem ser abordados de maneira gradativa e interligada, com respeito ao estágio de desenvolvimento do pensamento da criança e suas experiências para trabalhar esta área do saber.

Fonte: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/estudos-sociais.html

Latim : Até 1964, o latim era obrigatório nas escolas brasileiras, considerado uma língua culta, que só as pessoas com um alto nível cultural e intelectual poderiam entender. Mas , justamente por ninguém no planeta utilizar essa língua para se comunicar, os estudantes se perguntavam o porquê de estudar uma língua morta. Depois da década de 60. Mas, devemos tomar muito cuidado ao dizer que uma língua morreu. 

http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/projetos/revista/index.php/lanterna/75-linguas-mortas-elas-deixaram-mesmo-de-existir


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